Curiosidades

Pássaros mudam sua melodia por causa de ruído da cidade

Os pássaros estão mudando suas músicas para se fazerem ouvir mais do que o ruído das cidades, mas o movimento pode significar a diminuição de suas ninhadas.

Os cientistas descobriram que os machos dos pássaros chamados em inglês de Great Tits estão cantando em freqüências mais altas a fim de combater o barulho da vida moderna. Mas, apesar de sua maior frequência, as músicas e os próprios pássaros machos estão sendo menos atraentes para as fêmeas da espécie.

Portanto, os pássaros machos que lutam para fazer suascanções em baixas frequências ouvidas, ou aqueles que a mudam para altas frequências menos atrativas, estão em risco de não encontrarem uma companheira de procriação.

Wouter Halfwerk da Universidade de Leiden, na Holanda, disse: “Estes dados são fundamentais para nossa compreensão do impacto do ruído antropogênico em pássaros selvagens, porque eles fornecem evidências de que músicas de baixa frequência estão sendo ligadas ao sucesso reprodutivo e de que ser afetado por ruído dependente da eficiência do sinal. ”

Um artigo, publicado na revista PNAS, é o último a mostrar os efeitos nocivos do ruído urbano em aves.

Estudos anteriores sugeriram que alguns tordos teriam abandonado o coro do amanhecer para cantar à noite, quando as ruas são mais silenciosas, enquanto tentilhões do México, adotaram a tentativa de cantar mais alto.

No novo experimento, os ninhos dos pássaros Great Tits num parque nacional holandes foram estudados durante Abril e Maio de 2009 e 2010.

Pesquisadores registraram a comunicação entre machos e fêmeas, analisando ??o nascimento dos filhotes e colocando gravações do canto dos machos para as aves do sexo feminino com diferentes níveis de ruído de fundo.

Eles descobriram que os pássaros que cantavam músicas de baixa frequência eram menos propensos a serem traídos por seus companheiros.

Já quando os machos eram barulhentos, as fêmeas eram menos propensas a sair de seus ninhos para acasalar.

Além disso, “os indivíduos que têm de se contentar com locais barulhentos podem sofrer de emparelhamento e terem seu sucesso reprodutivo reduzido”.

Tradução de Juliana Miranda.
Fonte: Telegraph

Top 10 passáros que voam mais longe

Alguns pássaros apresentam a fabulosa característica de migração. Eles voam em bandos, de uma maneira organizada e estratégica.

As aves migratórias se movimentam de forma a gastar menos energia e cobrir distâncias maiores. Vejamos abaixo uma seleção dos pássaros capazes de voar grandes distâncias.

1 – O bobo-escuro, parente do albatroz, é a ave que mais voa no mundo. A espécie é capaz de percorrer 70 mil quilômetros em apenas 200 dias. Sendo assim, é possível dizer que esse pássaro voa em média quase 350 quilômetros por dia.

2 – Aves marinhas, como biguá e pelicano são muito eficientes em economia de energia. A forma de voar desses pássaros faz com que eles cheguem ao fim de uma jornada até 70% mais distante do que se voassem desordenados.

3 – O Fuselo, espécie conhecida pelas longas migrações que faz anualmente, já percorreu mais de 11 mil quilômetros entre o rio Yukon, no Alasca, e a costa da Nova Zelândia – distância equivalente a cerca de um quarto da circunferência da Terra.

4 – Os Gansos-do-Canadá fogem do inverno e buscam alimentos viajando milhares de quilômetros sem sair da linha.

5 – Os Cisnes viajam, por dia, o equivalente à distância entre São Paulo e Salvador.

6 – Pássaros mais leves, como o canário, têm asas curtas, que batem sem parar e gastam muita energia, mas ainda assim eles são capazes de voar depressa e atingir longas distâncias.

7 – A Triste-pia encontra seu caminho até a América do Sul através do sol, das estrelas, das paisagens e dos campos magnéticos da Terra. O pássaro viaja 9.656 quilômetros.

8 – As Aves de Rapina são capazes de atravessar continentes inteiros.

9 – Espécies do gênero Sterna e Albatrozes atravessam milhões de quilômetros durante suas vidas. Estão entre os vôos mais longos conhecidos pela ciência.

10 – No norte da Austrália, as Calopsitas nômades buscam alimentos e árvores que possam servir como moradia. São pássaros migratórios entre os meses de agosto e setembro, e voam rapidamente podendo chegar a 60 km por hora. Elas podem alcançar milhas de distância em poucos minutos.

+ Sobre essa Curiosidade:
Tags Relacionadas a “Top 10 passáros que voam mais longe”:

Leave a Comment